Grupos de Investigação

O CEDIS procura intensificar a articulação entre o ensino e a investigação, através do envolvimento de estudantes graduados e pós-graduados nas suas equipas de investigação.

Estudar as questões da segurança numa lógica transdisciplinar, na qual se assumem ambivalentes as dimensões jurídicas e as extra-jurídicas.

Estudar a Religião numa lógica interdisciplinar, na qual se assumem ambivalentes as dimensões jurídicas e extra-jurídicas.

Estudar a arquitetura constitucional e institucional destas várias comunidades políticas e as formas de integração e desenvolvimento das mesmas, nomeadamente no que diz respeito à integração política e económica da União Europeia.

Estudar a argumentação jurídica e o processo de decisão judicial em variadas demonstrações e perspectivas.

Reflectir sobre os novos modelos de intervenção pública e pela forma como os instrumentos tradicionais podem ser readaptados, reconstruídos ou substituídos por modelos inovadores de intervenção económica, financeira e social, capazes de satisfazer novas necessidades e de evidenciar inovação nos instrumentos de política pública.

Fomentar e desenvolver contribuições diversificadas para a acumulação de conhecimento na área do Direito Privado que permita oferecer aos vários atores jurídicos na sociedade ferramentas teóricas que facilitem a construção de melhores decisões judiciais e, em suma, promovam a justiça.

Desenvolver estudos sobre políticas sancionatórias em áreas socio-normativas particularmente carentes de análise, reflexão e sistematização.

Promover o estudo crítico da História do Direito e da Administração portuguesa através da seleção de momentos com maior significado e aspetos de idades quer anteriores à modernidade, quer modernas quer contemporâneas.

Promover a colaboração entre investigadores permitindo assim intensificar o intercâmbio de metodologias, problemas e descobertas, bem como a efetividade e impacto dos resultados.

Numa sociedade como a portuguesa em que persistem, não obstante as disposições jurídicas existentes na matéria, situações de discriminação em razão do sexo, do género, da raça, da orientação sexual, da deficiência e da doença, é importante o estudo das normas existentes e a avaliação do seu impacto na alteração do comportamento das pessoas. O objectivo da investigação centra-se na área da discriminação em razão do género.

Arquivos