Palavras-chave:
Género
Igualdade
Discriminação
Deficiência
Género
Igualdade
Discriminação
Deficiência
Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa
Helena Maria Matias Pereira de Melo (investigadora responsável)
Maria Teresa Couceiro Pizarro Beleza
Frederico Augusto Gaio de Lacerda da Costa Pinto
Teresa Maria da Silva Bravo
Marta Maria Amaro da Costa Luz Carneiro
Ana Sofia de Magalhães e Carvalho
Diana Paraíso Barbosa Vicente
Paula Juliana Chagas Rocha Fernandes
Maria Margarida Amadinho da Paz
Marlene Alexandra Ferreira Mendes
Núbia Nascimento Alves
Zamira de Assis
Teresa Aguado Correa
Consoante as matérias, o trabalho será desenvolvido em sub-equipas especializadas na área, nomeadamente:
Ponto 1: Teresa Pizarro Beleza, Helena Pereira de Melo e Zamira de Assis
Ponto 2: Teresa Bravo, Teresa Aguado e Diana Vicente
Ponto 3: Helena Pereira de Melo e Núbia Alves
Ponto 4: Helena Pereira de Melo, Margarida Paz, Marlene Mendes e Paula Juliana Fernandes
Em qualquer dos pontos poder-se-á recorrer, de acordo com a questão em análise, a outros especialistas na matéria.
Periodicamente, uma reunião geral do grupo será agendada para apresentar os resultados alcançados, bem como debater estratégias e desenhar sistematizações futuras.
No final de cada um dos anos de duração do grupo, os seus membros decidirão o modo e a coordenação de uma apresentação geral dos resultados produzidos pelos working papers editados durante esse tempo, seja na forma de uma conferência, um seminário ou mesmo um debate a ser incluído numa publicação.
Contexto da investigação
Numa sociedade como a portuguesa em que persistem, não obstante as disposições jurídicas existentes na matéria, situações de discriminação em razão do sexo, do género, da raça, da orientação sexual, da deficiência e da doença, é importante o estudo das normas existentes e a avaliação do seu impacto na alteração do comportamento das pessoas. O objectivo da investigação centra-se na área da discriminação em razão do género. Serão, no entanto, também analisados outros factores de discriminação, quer no plano dos instrumentos jurídicos aplicáveis, quer no da jurisprudência nacional e internacional proferida na matéria. Prestar-se-á particular atenção aos problemas suscitados pela discriminação múltipla.
Questões a apurar:
Ponto 1: Quais os conceitos de género e de sexo subjacentes à legislação internacional e nacional existente na matéria?
Ponto 2: Em que medida esses conceitos reflectem uma concepção de Justiça presente na nossa sociedade e consagrada na Constituição da República Portuguesa?
Ponto 3: Quais as consequências da discriminação múltipla, ou seja, da existência, na mesma pessoa, de várias características negativamente valoradas pela sociedade? Propomo-nos estudar, por exemplo, o impacto da reclusão no exercício da maternidade por parte de uma mulher que esteja a cumprir uma pena de prisão.
Ponto 4: Como deve ser reinterpretado o princípio da igualdade no sentido de permitir o eficaz combate das situações de discriminação negativa?
Forma de revelação dos resultados da investigação:
O formato escolhido para a revelação dos resultados assenta num sistema de Working Papers. No entanto, como a criação deste Grupo de Investigação constitui uma primeira etapa de um projecto de longo prazo, apresentamos, seguidamente, o formato previsto para a progressiva revelação dos trabalhos de investigação realizados, reflectindo não apenas o objectivo de médio prazo (2015-2020), mas também o de longo prazo, de modo a revelar a seriedade do trabalho que este Grupo se propõe realizar, no panorama do Direito da Igualdade Português.
1.ª etapa: Construção de um sistema de Working Papers que visa apresentar os resultados de investigação do Grupo (2015-2020)
2.ª etapa: Construção de um sistema de peer review no âmbito do aludido sistema de Working Papers (2020-2025)
3.ª etapa: Estabilização da plataforma de reflexão científica sobre “Questões de género e outras aplicações do princípio da igualdade no Direito Português” reforçando o reconhecido mérito da plataforma na área, assumindo produção científica contínua na matéria, de forma aberta e disponível à Comunidade Científica (2025-…)
Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador. Ao navegar no site estará a concordar com a nossa Política de Privacidade e Cookies.
New membership are not allowed.