Centro de Investigação da NOVA School of Law alcança classificação máxima da FCT

Centro de Investigação da NOVA School of Law alcança classificação máxima da FCT

O CEDIS, Centro de Investigação & Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade da NOVA School of Law, acaba de alcançar a classificação máxima – Excelente – na avaliação promovida pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) às Unidades de I&D nacionais. Entre os centros de investigação na área do Direito, o CEDIS obteve a classificação mais elevada e, além do reconhecimento, garante um financiamento total superior a 1,8 milhões de euros para o ciclo de investigação 2025-2029.

“Este resultado confirma a relevância do nosso trabalho e a visão que temos de um Direito transformador, atento à diversidade e às desigualdades sociais. É também um incentivo para continuar a inovar na forma como fazemos e ensinamos Direito”, afirma Soraya Nour Sckell, Diretora do CEDIS.

A avaliação destacou o compromisso do CEDIS com uma perspetiva crítica, interdisciplinar e inovadora ao Direito, aliando excelência académica à intervenção pública e ao impacto social.

Investigação com propósito: Direito ao serviço da sociedade

Criado com a missão de questionar paradigmas tradicionais e promover formas alternativas de produção de conhecimento jurídico, o CEDIS tem vindo a afirmar-se como um espaço de investigação comprometido com os desafios contemporâneos. A FCT sublinhou a relevância das suas contribuições em áreas como discriminação de género e racial, direitos humanos, justiça climática, inteligência artificial, compliance empresarial, entre outros.

O centro assume uma visão abrangente da investigação em Direito, apoiada por metodologias empíricas e por um corpo investigador internacional e interdisciplinar. Essa diversidade reflete-se na autoria e coautoria das publicações, com especial destaque para a elevada participação feminina, a qualidade científica reconhecida e o impacto em políticas públicas nacionais e europeias.

Um plano ambicioso para os próximos anos

Para o próximo período, o CEDIS propõe aprofundar o seu trabalho em torno de três grandes eixos temáticos: Promover as Pessoas, Proteger o Planeta e Promover Instituições Fortes, alinhando a sua estratégia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Além de novos projetos e linhas de investigação, está prevista a contratação de investigadores para áreas emergentes, a organização de conferências internacionais, o reforço da formação avançada, e o apoio à participação ativa em redes de investigação globais.

 

Categories
Archives