Política Editorial

Política Editorial da Coleção Direito e Sociedade

A CEDIS Press é o veículo editorial do CEDIS, uma plataforma privilegiada, aberta e plural de divulgação da produção científica sobre Direito e Sociedade. Nosso objetivo é  fomentar a reflexão científica crítica e inovadora,  interagir com a sociedade e impactar diretamente a legislação, a jurisprudência e as políticas públicas.  A CEDIS Press acolhe a Coleção de E-Books Direito e Sociedade.

Nossa política editorial em relação à Coleção Direito e Sociedade é pautada pelos princípios da “Ciência Aberta”, que asseguram a avaliação rigorosa por meio de double blind peer-review, a disponibilização dos conteúdos em acesso aberto, garantindo ampla disseminação do conhecimento, e a ausência de quaisquer custos para os autores, promovendo a equidade e o acesso irrestrito à publicação científica

 

Avaliação Científica

Todos os manuscritos submetidos à Coleção Direito e Sociedade serão avaliados cientificamente por meio de um processo de revisão dupla e cega por pares  (double blind peer review). Cada manuscrito será revisado por dois especialistas externos, cujo anonimato será mantido. Os nomes dos revisores serão divulgados na publicação final para garantir transparência e credibilidade no processo de avaliação.

Direito de Autor

Os autores são os únicos responsáveis pelo conteúdo de seus trabalhos e retêm os direitos de autor completamente. Qualquer imagem utilizada nos trabalhos é de responsabilidade exclusiva dos autores, e a comprovação de direitos deve ser apresentada documentalmente. A menção ao copyright das imagens será incluída na ficha técnica do trabalho.

Além disso, a submissão de propostas implica a concordância com os termos estipulados e requer a entrega de uma cópia assinada da “Declaração de Autoria e Autorização de Publicação” da Coleção Direito e Sociedade.

Acesso Aberto

Todas as publicações da Coleção Direito e Sociedade seguem uma política de acesso aberto, com a atribuição de um DOI a cada publicação. A Coleção Direito e Sociedade reserva-se o direito de disponibilizar todos os conteúdos em acesso aberto no repositório institucional da Universidade Nova de Lisboa (RUN) e/ou em outras plataformas de publicações acadêmicas, sob uma Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0 (CC BY 4.0).

Política de Auto-Arquivo

Os autores estão autorizados a depositar a versão final do editor em qualquer repositório, sem período de embargo.

Custos

A Coleção Direito e Sociedade não cobra quaisquer encargos para a submissão, revisão ou publicação dos manuscritos.

Envio de Propostas de Manuscritos

As propostas de manuscritos devem ser submetidas em formato Word (.doc ou .docx) e incluir:

  1. Título do livro
  2. Justificativa da importância do tema, da inovação da obra e do seu enquadramento no escopo da Coleção Direito e Sociedade
  3. Resumo de cada capítulo
  4. Descrição do público-alvo
  5. CV dos autores, incluindo afiliações institucionais e principais publicações

A equipe editorial realizará uma avaliação preliminar da proposta para verificar a relevância, originalidade e adequação ao escopo da Coleção Direito e Sociedade. Após a avaliação inicial, a proposta poderá ser aceita ou rejeitada. A aceitação inicial da proposta não garante a publicação final, que dependerá da qualidade e relevância do manuscrito completo, conforme avaliado pelos revisores.

Submissão do Manuscrito Completo

O manuscrito completo deve ser submetido anonimamente, conforme as seguintes instruções:

  1. Manuscrito Principal (Formato Word .doc ou .docx)
    • Anonimização completa: remova quaisquer identificações dos autores no documento e nos metadados.
    • Conteúdo do Manuscrito:
      • Título
      • Resumo (até 250 palavras)
      • Introdução
      • Capítulos completos
      • Referências bibliográficas completas, estilo Chicago 16ª edição, Autor-Data
      • Figuras, tabelas e anexos, com a devida identificação do copyright
  2. Informações dos Autores em um documento separado (Formato Word .doc ou .docx)
    • Título do manuscrito
    • Nome completo, afiliações institucionais, endereços de e-mail, identificadores ORCID (se aplicável) de cada autor
    • Ordem de menção dos autores e autor correspondente, com informações de contato completas
    • Agradecimentos

Decisão Final

Com base nos pareceres dos revisores, a Coleção Direito e Sociedade tomará uma decisão final sobre a publicação do manuscrito, que poderá ser aceitação, aceitação com revisões obrigatórias ou rejeição.

Notificação da Decisão

Os autores serão informados sobre a decisão final juntamente com os pareceres dos revisores. Caso sejam necessárias revisões, os autores deverão submetê-las no prazo estipulado. O manuscrito revisado passará por uma nova avaliação antes da decisão final de publicação.

Contato

Para enviar seu manuscrito ou esclarecer dúvidas, entre em contato conosco pelo e-mail: cedis@novalaw.unl.pt.

 

CEDIS Press, Coleção Direito e Sociedade

Categories
Archives