Biblioteca digital de fontes de história do Direito Português dos sécs. XIX e XX

A Biblioteca digital Ardies (Arquivos Digitais para a História do Estado e do Direito (http://www.fd.unl.ptInvestigação/Biblioteca Digital) tem como objectivo disponibilizar a edição electrónica da principal literatura jurídica portuguesa do século XIX- primeira metade do século XX. Na selecção das obras têm sido privilegiadas as que foram produzidas no âmbito académico, embora a colecção integre também outros materiais jurídicos, de natureza diferente, complementares das anteriores (códigos, repertórios, colecções de legislação ou legislação “avulsa”, colecções de decisões dos tribunais, debates parlamentares de matérias jurídicas, algumas obras de divulgação jurídica).

Produzida no âmbito do Cedis (Centro de Investigação & Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade) e de projectos de investigação igualmente financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (ProjetoConstituiçãoPolítica da Modernidade, o constitucionalismo português no contexto do processo de modernização política (1750-1918), POCTI/JUR/35995/1999; Projeto Arquivos Digitais para a História do Direito, POCTI/JUR/44413/2002-Ciências Jurídicas), para a sua realização têm concorrido ainda outras instituições, através da disponibilização dos originais a reproduzir e digitalizar. Entre elas destacamos a Biblioteca Nacional, Biblioteca João Paulo II da Universidade Católica Portuguesa, Biblioteca do Instituto Jurídico da Universidade de Coimbra, Biblioteca da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Biblioteca Municipal da Figueira da Foz, Biblioteca e Arquivo Histórico Parlamentar e Biblioteca do Ministério das Finanças.

O trabalho de coordenação deste projecto é assegurado por António Manuel Hespanha e Cristina Nogueira da Silva, investigadores do CEDIS. O trabalho de tratamento das obras, bem como de elaboração da respectiva ficha bio-bibliográfica, foi realizado por uma equipa de estudantes da FDUNL, composta por Joana Mota, Jonas Gentil, Luís Cabral de Oliveira, Ana Paula Lourenço, André Ventura, Raquel Galvão, Raquel Lemos, Tiago Cristóvão, Vera Martins, Soraia Gonçalves, João Amoedo, Anilda Veiga, Verónica Catana, Fátima Dias e Ana Filipa. O Secretariado foi assegurado por Ana Arriaga, Jorge Costa, Daniela Mirante e Inês Braga, sucessivamente. O trabalho de coordenação da realização técnica da página esteve a cargo de Rui Manso, Tiago Cristóvão e Vera Martins.

Link para aceder à Biblioteca digital Ardies: http://www.fd.unl.pt/ConteudosAreas.asp?Area=BibliotecaDigital