Divulgação CEDIS: eventos, submissão de trabalhos e outras oportunidades

Acontece no CEDIS e na NOVA Direito

• 3 de dezembro, às 11h, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, tem lugar a palestra Transcollective or social memory? Some lessons from the sociological critique of J. Assmann’s theory of cultural memory, apresentada por Jan-Christoph Marschelke e organizada pela Professora Soraya Sckell. Mais informações, aqui.
  • 5 de dezembro, às 14h30, tem lugar o English SPEED com o tema The Ombudsperson as keeper of the Rule of Law, apresentado pela Provedora de Justiça, Professora Doutora Maria Lúcia Amaral, e comentado por vários doutorandos. Mais informações, aqui.
  • 5 de dezembro, às 18h30, tem lugar o SPEED com o tema Cruzamentos entre a formação académica e o activismo social – o caso do Observatório dos Direitos Humanos, apresentado Luís Filipe Guerra, do Observatório dos Direitos Humanos, e comentado pelo Doutorando Marco Ribeiro Henriques. Mais informações, aqui.
  • 7 de dezembro, na Faculdade de Direito da UNL, decorrerá a conferência 70º Aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos – que atualidade numa sociedade global e tecnológica?. Mais informações, aqui.
  • 13 de dezembro, na Faculdade de Direito da UNL, decorrerá o colóquio Ambush Marketing – Perspetivas de Marketing & Comunicação, Desporto e Direito. Mais informações, aqui.

Oportunidades – Financiamento

• Até 22 de fevereiro, está aberto o prazo de candidaturas para as Ações Jean Monnet do Programa ERASMUS+. As Atividades Jean Monnet destinam-se à promoção da excelência no ensino e na investigação no domínio de estudos sobre a União Europeia a nível mundial. Estas ações destinam-se também a incentivar o diálogo entre o mundo académico e a sociedade, nomeadamente decisores políticos locais e regionais, funcionários públicos, atores da sociedade civil, representantes dos diferentes níveis da educação e dos meios de comunicação. Mais informações, aqui.

Oportunidades – Prémios

• Até 18 de dezembro, estão abertas as candidaturas ao Rodotà Award – Data Protection Award 2019. Mais informações, aqui.
  • Até 31 de janeiro de 2019, estão abertas as nomeações para o Book Prize da International Society for Public Law. Mais informações, aqui.

Oportunidades – Submissão de artigos

• Até 14 de dezembro, convidam-se os interessados a submeterem propostas de artigos para a revista Lawyr.it. Mais informações, aqui.
  • Sem data, podem ser enviadas propostas de artigo para a Revista Brasileira de Direito Processual Penal. Mais informações, aqui.

Oportunidades – Submissão de trabalhos

• Até 10 de dezembro, encontra-se aberto o prazo para a submissão de propostas para a conferência The EU and the Crisis of the International Liberal Order: A Systemic Crisis? (Genebra, Suíça, 4 a 5 de abril 2019). Mais informações, aqui.
  • Até 13 de dezembro, podem os interessados enviar propostas de trabalhos para a conferência Twentieth Annual Student Human Rights Conference: The European Court of Human Rights: 60 Years of Success? (Nottingham, Reino Unido, 29 de março de 2019). Mais informações, aqui.
  • Até 30 de dezembro, está aberto o prazo para o envio de propostas de trabalhos para o workshop Sound Science-Based Regulation in the Post-Truth Era: Domestic and International Rule of Law Under Fire (Göttingen, Alemanha, 3 de abril de 2019). Mais informações, aqui.
  • Até 1 de janeiro de 2019, está a decorrer o período de envio de propostas para a conferência It takes two to tango. The preliminary reference dance between the Court of Justice of the European Union and national courts (Nijmegen, Holanda, 14 de junho 2019). Mais informações, aqui.
  • Até 15 de janeiro de 2019, decorre a call for papers para a conferência Igualdade de Género e Mobilidade: Desafios e oportunidades para o Desenvolvimento na Lusofonia (NOVA Direito, 7 e 8 de março de 2019). Mais informações, aqui.
  • 31 de janeiro de 2019, está aberto o período de submissão de propostas para o 17th Dubrovnik Jean Monnet Seminar ‘Advanced Issues of European Law’ – Topic: ‘The Rule of Law in the EU and the USA’ (Dubrovnik, Croácia, 14 a 18 de abril de 2019). Há bolsas disponíveis da parte da organização. Mais informações, aqui.
  • 28 de fevereiro de 2019, decorre o período de submissão de propostas de trabalhos e painéis para o III Encontro Hispano-Luso de Historiadores do Direito (Lisboa, 17 e 18 de junho de 2019). Mais informações, aqui.

Outras oportunidades

• Até 15 de dezembro, podem os interessados enviar propostas de edições especiais para a revista Maastricht Journal of European and Comparative Law. Mais informações, aqui.