Conferência “Educação de Qualidade e Desenvolvimento na Lusofonia”
No dia 6 e 7 de junho decorre na Faculdade de Direito da UNL a Conferência “Educação de Qualidade e Desenvolvimento na Lusofonia”, tendo como financiador principal o Instituto Camões e o apoio da Faculdade de Direito da Universidade NOVA de Lisboa, a Jurisnova e o CEDIS.
A educação como força motriz do desenvolvimento é, hoje, um desafio e compromisso da Agenda 2030 no ODS4, que envolve um conjunto variado de atores que exige uma abordagem multidisciplinar para cumprir os objetivos de garantia de uma educação inclusiva, equitativa, qualidade e promotora de oportunidades de aprendizagem, durante toda a vida, para todos.
É neste contexto, e sob o prisma dos países lusófonos, que surge a Conferência “Educação de Qualidade e Desenvolvimento na Lusofonia”. Perante um quadro heterogéneo das realidades nacionais e das áreas de intervenção no sistema educativo, a Conferência visa ser um espaço de debate dinâmico, interventivo, no qual as diferentes áreas do conhecimento e de trabalho se cruzam em busca de respostas, soluções e novas formas de assegurar a educação de qualidade no espaço lusófono.
Para tal, a NOVA Direito, que tem nos seus Estatutos a ambição de criar “um polo inovador no desenvolvimento da ciência jurídica e no ensino do direito em Portugal” e abrindo as suas portas “à sociedade, aos novos ramos do direito e às demais ciências sociais”, juntou-se à Jurisnova para que o debate em torno da Educação se faça, também, com o contributo do Direito.
Das jornadas de trabalho resultarão materiais científicos que serão divulgados amplamente: o livro de atas da conferência e a disponibilização em vídeo de toda a conferência.
A inscrição na Conferência é gratuita mas obrigatória, podendo o formulário de inscrição ser encontrado aqui.