Call for Papers | 2.ª Conferência Internacional do Módulo Jean Monnet sobre Direito dos Seguros da União Europeia: Desafios na era dos ODS

11 e 12 de julho de 2024 na NOVA School of Law

Prazo para a apresentação de abstracts: 31 de março de 2024

O principal objetivo desta conferência anual é criar um fórum onde académicos, profissionais, organizações não-governamentais, sector cooperativo e social e agências estatais vocacionadas para os seguros se encontrem e discutam tópicos de interesse para todos, com destaque para as recomendações de políticas públicas sobre o papel dos seguros na promoção dos objetivos de desenvolvimento sustentável.

O nosso objetivo é contribuir para a geração de conhecimentos e aumentar a sensibilização para o papel dos seguros na igualdade de gozo dos direitos humanos e na realização dos ODS, em conformidade com os valores fundamentais da União Europeia.

Em 2024, esta conferência anual será dedicada ao ODS 8: Trabalho digno e crescimento económico. A conferência deste ano será especialmente devotada ao tema dos seguros sustentáveis. O que são seguros sustentáveis? “Seguros sustentáveis são uma abordagem estratégica em que todas as atividades da cadeia de valor dos seguros, incluindo as interações com as partes interessadas, são realizadas de forma responsável e orientada para o futuro, identificando, avaliando, gerindo e monitorizando os riscos e as oportunidades associadas a questões ambientais, sociais e de governação. Os seguros sustentáveis visam reduzir os riscos, desenvolver soluções inovadoras, melhorar o desempenho das empresas e contribuir para a sustentabilidade ambiental, social e económica“. São igualmente bem-vindas as intervenções que explorem as ligações entre este nobre objetivo e outros ODS, nomeadamente o 7 – Energia acessível e limpa, o 9 – Indústria, inovação e infra-estruturas, o 11 – Cidades e comunidades sustentáveis e o 12 – Consumo e produção responsáveis.

Organização

Coordenadoras: Prof.ª Margarida Lima Rego, Prof.ª María del Val Bolívar Oñoro, Prof.ª Maria Elisabete Ramos. Membros da Comissão Científica: Prof.ª Claire Bright, Prof. Fabrizio Esposito, Prof.ª Joana Campos Carvalho, Prof.ª Soraya Nour-Sckell, doutorandos Martinho Lucas Pires e Vítor Boaventura Xavier.

Local e data

A conferência principal seguirá um formato híbrido, sendo a localização física na NOVA School of Law. A conferência terá lugar no dia 11 de julho de 2024. No dia 12 de julho de 2024, uma série de painéis de discussão adicionais e relacionados, compostos por jovens académicos e profissionais, terá lugar na NOVA School of Law. Todos os participantes da conferência são bem-vindos a assistir a esta sessão, quer online quer presencialmente, sem custos adicionais.

INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO: ABSTRACTS, ARTIGOS E POSTERS

Atenção: em 2024, para a conferência principal de 11 de julho, a organização apenas terá em conta as propostas especificamente relacionadas com os seguros e o ODS 8. Também são bem-vindas intervenções que explorem as ligações entre o ODS 8 e outros ODS, nomeadamente 7, 9, 11 e 12. Com o objetivo de aumentar as ligações entre académico/as e profissionais jovens e seniores de todo o mundo, serão considerados todos os posters relacionados com o Direito dos Seguros e qualquer ODS.

Prazos

  • Prazo para a apresentação de abstracts: 31 de março de 2024.
  • O/as candidato/as selecionado/as serão informado/as, o mais tardar, em 31 de maio de 2024.
  • Prazo para a apresentação de artigos completos e posters: 1 de julho de 2024.
  • Publicação da conferência (oradore/as principais e comunicações): dezembro de 2024.

* Todas as candidaturas devem ser enviadas por correio eletrónico para EUInsLSDG@novalaw.unl.pt.

Critérios de avaliação

Todos os abstracts serão avaliados pela coordenação da conferência e pelos membros da comissão científica, com base nos seguintes critérios:

  • Originalidade e carácter inovador do trabalho;
  • Relevância para o tema da conferência;
  • Diversidade;
  • Tendo em conta o objetivo da conferência, será dada preferência a abstracts relacionados com recomendações de políticas públicas;

Só será considerado um abstract por autor/a.

É possível a apresentação de propostas conjuntas.

Para a apresentação de abstracts, pedimos o envio

  • Um abstract escrito em inglês ou português, com um máximo de 500 palavras;
  • Uma breve biografia (100 palavras);
  • O nome do/a autor/a e a sua afiliação;
  • Os dados de contacto do/a autor/a, incluindo o endereço eletrónico e o número de telefone do/a autor/a de contacto para correspondência;
  • Se o abstract concorre ao Prémio da Conferência (ver abaixo);
  • O formato de participação pretendido (apresentação oral ou poster);
  • Se tenciona participar presencialmente ou online.

Instruções para a submissão de artigos

  • Os artigos completos não devem exceder 60.000 carateres com espaços, incluindo notas e referências.
  • Os artigos completos só podem ser escritos em inglês, mas a sua apresentação na conferência pode ser feita em inglês ou português.

Instruções para a submissão de posters

  • Os posters devem ser concebidos tendo em conta os requisitos de impressão para o tamanho A1;
  • Os posters podem ser redigidos em português ou inglês;
  • A acessibilidade para todo/as deve ser tida em conta (por favor, tenha isso em mente na escolha das cores, linguagem utilizada, etc.);
  • Podem relacionar-se com qualquer tema no domínio do direito dos seguros e dos ODS.

Tendo em conta que os posters serão discutidos durante o almoço e as pausas para café, só podem ser apresentados por participantes presenciais.

Valor da inscrição

A valor da inscrição na conferência é de 100 euros. Este valor será reduzido para 50 euros no caso de participação online. Será aplicada uma redução especial de 50 euros aos membros da AIDA. É gratuita a participação de estudantes e pessoas com deficiência (mediante a apresentação de documento comprovativo da situação).

Os/as oradore/as selecionado/as estão sujeito/as a inscrição na conferência, mas a sua participação está isenta de pagamento.

A conferência não suporta quaisquer despesas de deslocação ou alojamento. Esta regra não se aplica aos keynote speakers.

Prémio da Conferência para apresentações orais

Este prémio destina-se a jovens académico/as, incluindo estudantes de doutoramento e doutorado/as que tenham defendido com êxito as suas teses há menos de cinco anos a contar da data da conferência. O prémio é de 500 euros e um certificado. Poderá ser atribuído um prémio em cada edição desta conferência anual, a critério do júri de avaliação, e poderá ser dividido em caso de empate.

Para se candidatar, é necessário fornecer as seguintes informações ao submeter o abstract:

  • Uma manifestação de interesse em candidatar-se ao prémio;
  • Data de inscrição no programa de doutoramento / data das provas públicas de doutoramento. O/a vencedor/a do prémio deve apresentar certificado comprovativo da data de inscrição no programa de doutoramento ou da data das provas públicas.

Se admitido/a a concurso, deve submeter um exemplar anonimizado do artigo completo até 15 de junho de 2024.

Um painel independente de revisores selecionado/as pela organização da conferência avaliará anonimamente as candidaturas ao prémio da conferência.

Financiamento

Esta Conferência insere-se no âmbito do Módulo Jean Monnet “Direito dos Seguros da União Europeia: Desafios na Era dos ODS” (ref. n.º 101085125), financiado pela União Europeia (Programa Erasmus+).


Parceiro dos media

Arquivos
Últimas Notícias