Call for Papers | «Living together in the cities of the future and the metaverse»

Conferência WhatNext.Law
Prazo de entrega: 28 de novembro

Esta Call for Papers – que surge no contexto da atividade do Centro de Conhecimento WhatNext.Law, uma parceria entre a NOVA School of Law e a Vieira de Almeida (VdA) – convida à apresentação de contribuições para a Conferência WhatNext.Law, que terá lugar nos dias 3 e 4 de fevereiro de 2023, em formato hibrído.
Âmbito e objetivo da Call

As fronteiras entre o mundo físico e o virtual estão a tornar-se cada vez mais ténues. O facto de Metaverso ser atualmente “a palavra do momento” é o exemplo que mais evidencia esta realidade. Na próxima década, o nosso amor, sorrisos, trabalho e lazer – numa palavra, as nossas vidas – dependerão de encontrar o mix perfeito das interações físicas, digitais, virtuais e híbridas.

Mais do que nunca, vivermos juntos no século XXI exige que as comunidades e as suas instituições legais e políticas canalizem e complementem os atores económicos na conceção dos espaços onde iremos viver as nossas vidas.

Esta conferência tem como ponto central a cidade do futuro e o Metaverso, que constituem os principais exemplos das complexas e interligadas questões sociais e jurídicas que irão cada vez mais definir o nosso estilo de vida

Seguem-se alguns tópicos, entre outros, que os autores podem querer explorar em relação a “Living together in the cities of the future and the metaverse” (“Viver juntos nas cidades do futuro e do metaverso“):

• Regulamentação da IA e da Automatização
  • Acessibilidade, Segurança e Vulnerabilidades
  • Direito do Trabalho e novos locais de trabalho
  • Direito da Família e outras relações pessoais
  • Sustentabilidade e Governança
  • Direito do Consumidor e Proteção de Dados
  • Direito da Saúde e bem-estar
  • Comércio Digital e Contratos
  • Informação, meios de comunicação e tecnologias da comunicação
  • Financiamento de Infra-estruturas e Segurança

A análise jurídica e regulamentar aos papers submetidos poderá ser realizada a nível nacional, europeu ou internacional. As apresentações interdisciplinares e interdisciplinares são bem-vindas.

Os/as interessados/as deverão enviar abstracts de 500 palavras em formato Word para info@whatnext.law até segunda-feira, 28 de novembro 2022.
Para mais informações entrar em contato pelo e-mail info@whatnext.law

Fabrizio Esposito, NOVA School of Law, Lisboa, Portugal
Pin Lean Lau, Professor Faculdade de Direito de Brunel, Universidade de Brunel, Londres, Reino Unido