Divulgação CEDIS: eventos, chamadas para trabalhos e outras informações

Acontece no CEDIS e na NOVA Direito:

• 14 de março, às 20h na sala 11 da NOVA Direito, aula aberta da disciplina o Mar e a Identidade Marítima, lecionada pela Professora Doutora Anabella Rita, com o tema A dimensão marítima do/no imaginário lusófono. Mais informações, aqui.
  • 15 de março, as 14h, acontece o Seminário Permanente do Estado e Estudo do Direito (SPEED), com o tema D&O Insurance, lecionado pelo Professor Doutor Pedro Pais de Vasconcelos, com comentários dos Professores Maria Elisabete Ramos e Leo P. Martinez. Mais informações, aqui.
  • Até 31 de março, está aberta a chamada para artigos para a Revista Themis, ano XVIII, n.º 32, 2017. Mais informações, aqui.
  • Até 1 de abril, aceitam-se propostas de trabalhos (resumos) para a conferência internacional The Federal Experience of The European Union: Past, Present and Future, que decorrerá na Nova Direito 22 e 23 de maio. Mais informações, aqui.
  • Até 30 de abril, decorre a chamada para trabalhos para o VII Encontro Luso-Espanhol de Professores de Direito Internacional e Relações Internacionais com o tema geral Os sujeitos não-estaduais no direito internacional, organizado pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, em parceria com a Faculdade de Direito da Universidade da Extremadura, nos dias 2 e 3 de junho de 2017. Mais informações, aqui.

Oportunidades – chamadas para artigos/publicações

• Até 30 de maio, está aberta a chamada para artigos para a Revista Videre, que que “busca publicar trabalhos inéditos nas áreas de Direito; Ciência Política e Relações Internacionais”. Mais informações, aqui. Esta revista também tem vagas para avaliadores.

Oportunidades – chamadas para trabalhos

• Até 31 de março, decorre a call for papers para a 45th TRPC Research Conference on Communications, Information and Internet Policy (Arlington, Virgínia, EUA, 8-9 de setembro). Mais informações, aqui.
  • Até 31 de março, os investigadores interessados poderão contribuir com trabalhos para a Conferência sobre Variedade de Democracia (Maputo, Moçambique, 24 de maio). Mais informações, aqui.
  • Até 1 de abril, está aberto o prazo para a Call for Papers for an investment conference: Is a Multilateral Investment Treaty Needed? (Universidade de Berna, Suíça, 19 de junho). Mais informações, aqui.
  • Até 2 de abril, está aberto o prazo para a call for papers para First International Workshop on Blockchain, Smart Contracts and Law (Londres, 12 de junho). Mais informações, aqui.
  • Até 15 de abril, está aberto o prazo para submissão de propostas à Xe Journée d’études de L’UMR Dice, com o tema L’inapplication du Droit (Aix-en-Provence, França, 13 de outubro). Mais informações, aqui.
  • Até 15 de abril, está aberto o prazo para a call for papers para a conferência Borders, fences, firewalls – Assessing the changing relationship of territory and institutions (Max Planck Institute for the Study of Religious and Ethnic Diversity, Göttingen, Alemanha, 19-20 de outubro). Mais informações, aqui.
  • Até 23 de abril, decorre a call for papers para a conferência Graphic Justice Discussions 2017 (Twickenham, Londres, 4-5 de julho). Mais informações, aqui.
  • Até 20 de junho, decorre a call for papers para o Constitutional Law Colloquium (Chicago, EUA, 3-4 Novembro). Mais informações, aqui.

Oportunidades – financiamento

• Até 31 de março, decorrem as candidaturas para o Programa de Apoio a Eventos no País (PAEP), da responsabilidade da CAPES, com o objetivo de selecionar propostas para apoio financeiro à realização de eventos científicos, tecnológicos e culturais de curta duração no Brasil, com envolvimento de pesquisadores, docentes e discentes dos programas de pós-graduação. Esta chamada atenderá os eventos previstos para o período de 1º de agosto de 2017 a 31 de janeiro de 2018. Mais informações, aqui.
  • De 1 a 30 de abril, estão abertas as candidaturas para os Projetos investigação estudos avançados em Língua e Cultura Portuguesas, da Fundação Calouste Gulbenkian. Este concurso destina-se a apoiar projetos de investigação no âmbito dos estudos avançados nos domínios da Língua e da Cultura Portuguesas que visem estimular a inovação, a experimentação e o desenvolvimento de novas metodologias de trabalho suscetíveis de serem replicadas de forma sistemática. Mais informações, aqui.
  • Até 16 de maio, estão abertas as candidaturas para a Call For 4-Year Framework Partnership Agreements, nas áreas: rights of the child, specific objectives Daphne, non-discrimination, equality between women and men, racism, xenophobia, homophobia or other forms of intolerance. Mais informações, aqui.

Outras oportunidades e informações

• Até 31 de março, os interessados poderão inscrever-se na Vilnius Summer School Military & Energy Security (1 a 8 de julho) com uma taxa reduzida. Mais informações, aqui.
  • 3 de abril, a apresentação e debate inicial do estudo promovido pela Direção Geral do Ensino Superior (DGES) sobre a caracterização e análise do fenómeno social conhecido como “praxe” no ensino superior em Portugal, no ISCTE-IUL (Lisboa). Mais informações, no site da DGES.
  • Está disponível no site da FCT o Projeto de Regulamento do Emprego Científico. O projeto estará em consulta pública durante 30 dias a partir da publicação em Diário da República, que deverá acontecer em breve. Mais informações, aqui.