Divulgação CEDIS: eventos, submissão de trabalhos e outras oportunidades

Acontece no CEDIS e na NOVA Direito

• 11 de abril, às 14h30, decorre o English SPEED com o tema The on-going and prospective reform of the Court of Justice of the European Union, apresentado pelo Professor Emmanuel Guinchard e comentado pelo Professor Francisco Pereira Coutinho. Mais informações, aqui.
  • 12 de abril, às 17h30, tem lugar no Instituto de Ciências Sociais o lançamento do livro A Construção Jurídica dos Territórios Ultramarinos Portugueses no século XIX. Modelos, Doutrinas e Leis, da Professora Cristina Nogueira da Silva. Mais informações, aqui.
  • 18 de abril, às 18h, na Faculdade de Direito de Lisboa, decorre o segundo dos workshops sobre legística, com os temas Legislative policy and effectiveness: a (small) contribution from legal theory, apresentado pelo Professor Mauro Zamboni, e The layered approach, apresentado pela Professora Helen Xanthaki . Mais informações, aqui.
  • 20 de abril, decorre na Miranda & Associados a II Conference on International Arbitration. Mais informações, aqui.
  • Até 1 de maio, está aberta a call for papers para o VIII Encontro Luso-Espanhol de Professores de Direito Internacional e Relações Internacionais, no qual o CEDIS e a NOVA Direito são coorganizadores, e que decorrerá em Cáceres (Espanha) a 7 e 8 de junho. Mais informações, aqui.
  • 4 de maio, na sala 007 da NOVA Direito, o colóquio Alojamento local, plataformas digitais e proteção dos consumidores » perspetivas Luso-Espanholas. Mais informações, aqui.

Oportunidades – Bolsas

• Até 30 de abril, decorre o prazo para apresentação de candidaturas às Bolsas para apoio à participação de oradores dos EUA em conferências e seminários em Portugal organizados por instituições portuguesas, com início em agosto de 2018, da FLAD. Mais informações, aqui.
  • Até 30 de abril, está aberto o período de candidaturas para as Bolsas para apresentação de comunicações em conferências nos EUA, com início em agosto de 2018, da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD). Mais informações, aqui.

Oportunidades – Financiamento

• Até 31 de maio, estão abertas as candidaturas para o Programa PESSOA, que tem como principal objetivo a implementação do intercâmbio científico e tecnológico de excelência entre laboratórios de investigação dos dois países, favorecendo o aparecimento de novas equipas e novos temas de cooperação. Mais informações, aqui.

Oportunidades – Prémios

• Até 31 de maio, estão abertas as candidaturas para o Prémio Científico Mário Quartin Graça 2018, cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de rigor e de excelência, estimulando e reconhecendo a formação de estudantes latino-americanos e portugueses em temas de qualquer natureza de interesse mútuo para Portugal e a América Latina ou que constituam uma contribuição de estudantes latino-americanos para assuntos referentes a Portugal e de estudantes portugueses para assuntos referentes à América Latina. O prémio tem um valor monetário de 5000€. Mais informações, aqui.

Oportunidades – Submissão de artigos

• Até 15 de maio, a Homa Publica: Revista Internacional de Direitos Humanos e Empresas convida pesquisadores de diversas áreas do conhecimento a colaborarem com textos inéditos para sua próxima edição (v.II, n.2). Mais informações, aqui.
  • Até 20 de setembro, decorre a call for papers (abstracts) para a AIDA Europe Research Series on Insurance Law and Regulation “Insurance and Human Rights”. Mais informações, aqui.

Oportunidades – Submissão de trabalhos

• Até 20 de abril, o Instituto de Pesquisa das Nações Unidas para o Desenvolvimento Social recebe propostas de artigos sobre desigualdades, estruturas de classe e o papel das elites e instituições na manutenção ou combate às disparidades socioeconómicas. Objetivo da chamada é selecionar trabalhos académicos para apresentação em uma conferência internacional em Genebra, em novembro deste ano. Mais informações, aqui.
  • Até 25 de abril, convida-se os interessados a submeterem propostas de comunicações para o III Seminario Internacional Transparencia y Buen Gobierno “Corrupción y trata de seres humanos: vínculos y desafíos” (Universidad Carlos III de Madrid, Espanha, 17 de maio). Mais informações, aqui.
  • Até 30 de abril, decorre a submissão de trabalhos para o 14th Annual Asian Law and Economics Association Conference 2018 (Singapura, 16 e 17 de agosto). Mais informações, aqui.
  • Até 30 de abril, encontra-se aberta a call for abstracts para oevento Public Aspects of Private Law (Toronto, Canadá, 26 a 27 de setembro). Mais informações, aqui.
  • Até 15 de maio, está aberto o prazo para o envio de propostas de trabalhos para o IV Congreso Internacional de Derecho Internacional Privado (Universidad Carlos III de Madrid, Espanha, 15 a 16 de novembro). Mais informações, aqui.
  • Até 30 de junho, decorre a chamada para trabalhos para o Wo(man) XXI – 2nd International Conference on Woman and Gender Universe(S) (Porto, 20 e 21 de setembro). Mais informações, aqui.
  • Até 9 de setembro, a Comissão Organizadora do III Congresso Internacional dos Direitos Humanos de Coimbra: uma visão transdisciplinar (Coimbra, 15 a 17 de outubro) convida os interessados a enviar propostas de trabalhos para o evento. Mais informações no documento em anexo.

Outras informações

• Até 1 de maio, encontra-se disponível para consulta pública o IV Plano de Ação para a Prevenção e o Combate ao Tráfico de Seres Humanos 2018-2021 (IV PAPCTSH 2018-2021). Mais informações, aqui.

Edital Chamada de Resumos_CIDH Coimbra 2018