Projeto Multiversidade – Livro Branco sobre discriminação múltipla e interseccional apresenta resultados de investigação

Decorreu segunda-feira, 26 de fevereiro, na NOVA School of Law, Campus Campolide, a conferência final do Projeto Multiversidade – Livro Branco sobre discriminação múltipla e interseccional, que, ao longo de 18 meses, desenvolveu uma investigação com o objetivo de construir uma recomendação cientificamente sustentada para nivelar e harmonizar as proteções antidiscriminação em Portugal, contemplando a discriminação múltipla sequencial, aditiva e interseccional. O projeto foi financiado pelos EEA Grants, no âmbito do Programa Conciliação e Igualdade de Género, cuja entidade promotora é a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, e foi promovido pela NOVA School of Law no âmbito da atividade do NOVA Knowledge Centre for Data-Driven Law.

Na ocasião da conferência final, os investigadores envolvidos apresentaram a metodologia, o desenvolvimento da investigação – que foi coordenada pela Professora Margarida Lima Rego e pelo Professor Paulo Côrte-Real – e os resultados. Joana Brilhante e Miguel Vale de Almeida apresentaram a análise social dos resultados, enquanto Maria João Resende e Veronica Corcodel apresentaram a análise jurídica da investigação. Os resultados foram publicados no “Multiversidade: Livro Branco sobre Discriminação Múltipla e Interseccional”, disponível para descarregar aqui.

Para o desenvolvimento do projeto, foram analisados os enquadramentos jurídicos e institucionais antidiscriminação em diferentes países (Alemanha, Suécia, Grécia e Noruega), contando-se ainda com uma análise especialmente detalhada da experiência norueguesa, através da parceria com a Egalia, centro contra a discriminação na Noruega. Durante a conferência final, Lena Løvdal, representante da Egalia e que prestou consultoria ao Multiversidade, apresentou um panorama da situação da Noruega sobre essa temática. Também esteve presente na sessão final do Projeto a representante da Embaixada da Noruega em Portugal, Gerd Pettersen, chefe de missão adjunta.

De seguida à apresentação dos resultados, foram apresentadas propostas para um projeto de lei a grupos parlamentares.

Mais informações na página do Projeto Multiversidade.