Biblioteca

De acordo com a política de “Ciência Aberta”, nosso objetivo é garantir que o público tenha acesso irrestrito a uma vasta literatura. O CEDIS contribui assim, com fundos nacionais da FCT, I.P., para a Biblioteca da NOVA School of Law, uma biblioteca pública, que disponibiliza livros, revistas, bases de dados e outros recursos online.  Nossa biblioteca serve não apenas aos nossos investigadores, mas também a todos os cidadãos, sendo amplamente utilizada por estudantes, profissionais do Direito, investigadores e organizações exteriores à nossa instituição.

A página principal da Biblioteca pode ser acessada neste link.

I) Fundo documental

O CEDIS tem contribuído para a construção do fundo documental da Biblioteca, que compreende atualmente cerca de 40.000 títulos de monografias e uma aposta no suporte digital; 255 títulos de publicações periódicas, das quais, 153 são publicações estrangeiras. Centradas fundamentalmente na área do Direito, podem contudo encontrar-se obras de Filosofia, Pensamento Político, Sociologia, Economia, História, etc. Estão também disponíveis, para consulta local, obras de referência (dicionários e enciclopédias) jurídicas e de âmbito geral.

O Catálogo da Biblioteca pode ser acessado neste link.

II) Base de dados digitais

Além disso, o CEDIS tem contribuído para a disponibilização de bases de dados digitais. Várias destas bases requerem assinaturas, sendo grande parte delas financiada pelo CEDIS com fundos da FCT. Algumas delas são as seguintes:

B-on  . A Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) disponibiliza o acesso ilimitado e permanente às instituições de investigação e do ensino superior aos textos integrais de milhares periódicos científicos e ebooks online de alguns dos mais importantes fornecedores de conteúdos, através de assinaturas negociadas a nível nacional.
Cambridge Core. A Cambridge Core é uma plataforma online, sofisticada e de alto desempenho, que disponibiliza aos leitores a principal produção académica da Cambridge University Press. Aqui é possível encontrar livros, artigos e outras publicações online, assim como outros conteúdos publicados pelas editoras associadas, tais como a Edinburgh University Press, a Facet Publishing, a University of Adelaide Press, entre outras.
logo-portal
DIÁRIO DA REPÚBLICA ELETRÓNICO. Diário da República Electrónico de valor acrescentado
JSTOR. A JSTOR é uma base de dados em texto completo, com arquivos retrospetivos. Coleções disponíveis:  Art & Sciences I, Art & Sciences II, Art & Sciences III.
Kluwer Law Online. Base de dados com acesso a revistas científicas especializadas em assuntos jurídicos internacionais em diferentes áreas de prática, escritas por experts do mundo inteiro e publicadas pela Wolters Kluwer; IEL Labour Law, Encyclopedia of International Labour Law, que fornece informações práticas e conhecimentos valiosos sobre os quadros jurídicos nacionais e internacionais em 25 áreas de prática, escritas por mais de 1.200 peritos de renome de todo o mundo; Uma coleção de manuais de alta qualidade que são um valioso auxílio para a exploração do panorama jurídico internacional em constante mudança, em áreas como o Direito Empresarial e Comercial, Litígios, Direito do Trabalho e Direito dos Transportes.
Kluwer Arbitration. KluwerArbitration.com é o recurso online líder mundial para a investigação de arbitragem internacional. Contém uma riqueza de comentários de autores especializados e uma extensa coleção de materiais de fonte primária. Além disso, como assinante, obtém acesso a materiais exclusivos, incluindo casos e prémios da ICC. O website Kluwer Law Online (contém):
  • Coleção completa de journals académicos;
  • Uma seleção crescente de papers;
  • Tabelas de conteúdos navegáveis;
  • Informação bibliográfica em formato HTML;
  • Documentos de texto completo em formato PDF (para ver e imprimir ficheiros PDF, por favor instale o Adobe Reader gratuito);
  • Funcionalidade avançada de navegação e pesquisa dentro e entre títulos;
  • Disponibilidade online 3 a 4 semanas antes da publicação impressa.
Legis-PALOP. Inserido no âmbito do Projeto de Apoio ao desenvolvimento aos Sistemas Judiciários dos PALOP, e no quadro do Programa Indicativo Regional PALOP II, financiado pelo 9º Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) e pelo Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento (IPAD), a Base de Dados Jurídica Legis-PALOP constitui um ambicioso projeto de disponibilização de uma plataforma de conhecimento e partilha de informação jurídica entre os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e por todos aqueles que pretendem conhecer estes ordenamentos jurídicos.
NOVA DISCOVERY. Plataforma de meta-pesquisa em múltiplos recursos, contendo artigos de revistas em full-textebooks, os catálogos bibliográficos das bibliotecas da UNL, etc.
Oxford Academic. Oxford Academic é o espaço da investigação académica da Oxford University Press (OUP), a maior editora universitária do mundo. Serve comunidades globais de académicos, investigadores e professores, através da publicação de trabalhos de investigação em várias áreas de estudo. Nesta plataforma, é possível encontrar e examinar livros e revistas académicas publicados pela Oxford University Press, bem como por uma vasta gama de editoras universitárias e organizações académicas de renome.
WEB OF SCIENCE. A Web of ScienceSM (antiga Web of Knowledge) é hoje a principal plataforma de investigação, ajudando-o a encontrar, analisar e partilhar rapidamente informação nas ciências, ciências sociais, artes e humanidades. Obtém acesso integrado a literatura de alta qualidade através de uma plataforma unificada que liga uma grande variedade de conteúdos com uma pesquisa sem falhas.