Legislação Colonial Portuguesa, 1910-1970

Legislação Colonial Portuguesa, 1910-1970
Arquivo Digital Pluralismo Jurídico

O Arquivo Digital é composto por dois conjuntos de informação:

  1. I) Uma base de dados de LEGISLAÇÃO COLONIAL.

Nesta base de dados, o utilizador pode pesquisar em 88 volumes contendo legislação respeitante aos territórios coloniais de Portugal, entre 1910 e 1970, pesquisáveis em regime de «pesquisa livre».

A coleção constituiu-se a partir de três coleções de legislação impressas: a Collecção da Legislação Colonial da República Portugueza (1910-1933, 34 volumes), o Boletim de Legislação Ultramarina Portuguesa (1934-1946, 24 volumes) e a Nova Legislação Ultramarina (1953-1970, 30 volumes). Disponibiliza cerca de 67.500 páginas digitalizadas, cobrindo o período de 1910 até 1970, com poucas falhas cronológicas.

Esta base de dados completa a base de dados de legislação colonial já disponível no site “O Governo dos Outros. Imaginários Políticos no Império Português (1496-1961)”, também financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, que cobre o período cronológico imediatamente anterior (1496-1961), (http://www.governodosoutros.ics.ul.pt/). Assim, os investigadores, independentemente do lugar onde se encontrem, passam a ter acesso, de ora em diante, a um corpus documental de grande relevância e abrangência cronológica para o conhecimento mais profundo dos temas explorados no âmbito destes dois projetos.

A concretização desta base de dados foi possível graças à disponibilização das coleções no Arquivo Histórico Ultramarino, onde foram integralmente digitalizadas. Agradece-se a colaboração da sua Diretora, Professora Doutora Anna Canas, e a generosa colaboração dos funcionários do Arquivo, nomeadamente Isabel Amado, Manuela Portugal, Jorge Nascimento e Zélia Goia, que tornaram possível este trabalho em plena pandemia de Covid-19. Igualmente imprescindível foi o trabalho desenvolvido pela Bolseira Doutorada do Projeto, a Professora Doutora Yamê Paiva, em todas as fases do processo de criação desta Base de Dados. Sem a sua colaboração e persistência esta não existiria.

  1. II) Além da base de dados, o site integra também um conjunto de ÍNDICES, ainda em construção, com informação relevante para o tema do projeto:
  2. i) Um índice de registos, coleções e codificações de «usos e costumes»;
    ii) Um índice de textos doutrinais e de jurisprudência;
    iii) Um índice de coleções, reportórios e índices de legislação colonial.

O trabalho de coordenação deste projeto foi de Ana Cristina Nogueira da Silva, investigadora do CEDIS e professora associada da NOVA School of Law. 

A construção deste arquivo é um dos principais resultados do projeto Pluralismo Jurídico no Império Português, séculos XVIII-XX (LEGALP), financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (PTDC/DIR-OUT/30873/2017) e desenvolvido no CEDIS – Centro de Investigação & Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade da NOVA School of Law, Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa/Nova School of Law e no ICS – Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa.

Categories
Archives