Call for articles extended deadline: “Tráfico de Seres Humanos”

Convite à apresentação de trabalhos “Tráfico de Seres Humanos”

Até 31 de dezembro

Embora o tráfico de seres humanos seja uma prática antiga e ignóbil, o enquadramento jurídico internacional que levou os Estados a adotarem medidas de combate a este fenómeno é relativamente recente, o que, em certa medida, justifica o facto de não existirem muitos estudos sobre o crime de tráfico de seres humanos, incluindo em Portugal.

Atendendo a esta situação, teve lugar este ano na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa um curso de formação dedicado exclusivamente à identificação, prevenção e combate ao tráfico de seres humanos, que reuniu os principais especialistas nacionais e que contou com um elevado número de participantes.

Entendeu-se proceder à publicação de uma obra que reúna algumas das apresentações efetuadas, mas também convidar todos os interessados a submeterem trabalhos sobre a temática do tráfico de seres humanos, os quais serão publicados depois de sujeitos a um processo de revisão e de seleção que garanta o anonimato dos respetivos autores.

Os trabalhos devem ser originais e isentos de plágio e devem respeitar os mais elevados critérios científicos, e podem abordar diferentes aspetos e domínios relativos ao tráfico de seres humanos – como, por exemplo, o Direito e as Ciências Sociais.

Os trabalhos podem ser submetidos em português e inglês, embora os trabalhos em língua portuguesa devam respeitar o novo acordo ortográfico.

Os trabalhos devem ter a extensão máxima de 15.000 palavras e a extensão mínima de 4.000 palavras. Os trabalhos devem ainda incluir um sumário redigido em português e inglês, com a extensão máxima de 100 palavras. O título do trabalho e as palavras-chave (máx. 5) também devem ser escritos em ambos os idiomas.

Os trabalhos devem utilizar o formato Word e o texto deve ser redigido em fonte Times New Roman, letra 12, espaçamento 1,5, e as notas de rodapé em fonte Times New Roman, em letra 10, espaçamento simples,

Os autores devem indicar nos respetivos trabalhos, em nota de rodapé, a sua afiliação e endereço de correio eletrónico e ainda uma breve nota biográfica com a extensão máxima de 100 palavras.

Os autores dos trabalhos selecionados devem entregar uma declaração de transferência dos direitos autorais e de divulgação.

Os interessados podem submeter os seus artigos ou obter informações adicionais através do endereço de correio eletrónico: vasco.weinberg@fd.unl.pt

O prazo para submissão dos trabalhos termina a 31 de dezembro de 2017.

Arquivos
Últimas Notícias