Direito Internacional Privado sob influência do Direito Europeu

Dados da publicação

Empty section. Edit page to add content here.

Sinopse

Direito Internacional Privado sob influência do Direito Europeu pretende constituir um elemento de trabalho útil para os estudantes e para os profissionais do direito. Neste livro, a autora expõe algumas tendências actuais do Direito Internacional Privado: a intensificação da codificação; o movimento de unificação do Direito Internacional Privado; a permeabilidade a valores materiais; a flexibilização das normas de conflitos; o incremento do princípio da autonomia privada.

Dá-se especial destaque ao fenómeno da europeização do Direito Internacional Privado, em sentido amplo, abrangendo a matéria dos conflitos de leis (regras de conflitos para a determinação do direito aplicável) e a matéria dos designados conflitos de jurisdições (regras sobre a determinação da competência internacional e regras relativas ao reconhecimento e execução de decisões estrangeiras). A obra engloba assim os temas tradicionalmente estudados no âmbito da disciplina de Direito Internacional Privado e também o núcleo essencial do Direito Processual Civil Internacional e da Arbitragem Comercial Internacional. São analisados de modo actualizado e sintético os mais relevantes actos normativos adoptados pela União Europeia em matéria de Direito Internacional Privado, assim como a Lei portuguesa da arbitragem voluntária e a Convenção de Nova Iorque sobre o reconhecimento e a execução de sentenças arbitrais estrangeiras.

Autora: Maria Helena Brito

Editora: Âncora Editora