XXII Seminário Luso-Hispano-Franco-Italiano de Teoria do Direito
Auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, 24 e 25 de junho
Desde 1995 que se realiza anualmente o Seminário Hispano-Italiano de Teoria do Direito, evento alargado, desde o ano de 2010, à participação francesa, congregando os maiores e mais reputados especialistas em Teoria e Filosofia do Direito do mundo latino.
Nos próximos dias 24 e 25 de junho, este Seminário – que conta em 2016 a sua XXII edição – terá lugar, pela primeira vez, em Portugal, na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. O rebatizado Seminário Luso-Hispano-Franco-Italiano de Teoria do Direito, congrega os maiores e mais reputados especialistas em Teoria e Filosofia do Direito do mundo latino.
Como é tradicional, o Seminário terá a duração de dois dias completos e incluirá a apresentação e comentário de papers e uma mesa redonda final, este ano dedicada ao tema Direito e Lógica em Georg Henrik von Wright, em comemoração do centésimo aniversário do nascimento do lógico finlandês, sucessor de Ludwig Wittgenstein em Cambridge, um dos percursores dos estudos modernos sobre Lógica Deôntica e autor, entre outros, dos fundacionais ‘Deontic Logic‘ (1951) e Norm and Action (1963).
A organização do Seminário está a cargo do Projeto de Investigação ‘Teoria Analítica do Direito’, sediado no CIDP – Centro de Investigação de Direito Público da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, a que se associa o IFILNOVA – Instituto de Filosofia da NOVA, e no qual participam os nossos investigadores Patrícia André e Giovanni Damele.
A participação no Seminário é livre, estando apenas dependente de inscrição prévia (aqui) até ao dia 17 de junho e limitada à lotação do Auditório da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Nos dias do Seminário, qualquer não-participante poderá assistir às sessões, mas apenas na qualidade de ouvinte.
Programa completo, abaixo:
Programa_Seminário