40 ANOS DA CONSTITUIÇÃO PORTUGUESA DE 1976
Congresso Científico Comemorativo
A atual Constituição da República Portuguesa foi aprovada em 2 de abril de 1976 e, por isso, perfaz agora 40 anos. Foi uma lei fundamental – não só naquilo que obviamente se reconhece em qualquer texto constitucional – sobretudo na rotura com um passado político-constitucional de má memória e na inauguração de uma República Democrática e Social por que os Portugueses há muito ansiavam. Nós, os académicos, juristas ou não, constitucionalistas ou não, temos um dever de assinalar este momento refundador, louvando ou criticando a Constituição Portuguesa, pelo que realizamos este congresso científico, no qual se discutem as mais relevantes questões constitucionais, não esquecendo o tempo transcorrido e a sociedade de hoje nos seus novos desafios, tanto nacionais como internacionais.
Data: 5 de abril de 2015
Hora: das 9h às 19h.
Organização: NOVA Direito – Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa (www.fd.unl.pt); CEDIS – Centro de Investigação & Desenvolvimento sobre Direito e Sociedade; IDiP – Instituto de Direito Público
Local: Auditório B da Reitoria da Universidade Nova de Lisboa, Campus de Campolide, 1099.032 Lisboa
Comité Científico: Jorge Bacelar Gouveia (jbg@fd.unl.pt); Teresa Pizarro Beleza; José João Abrantes
Secretariado Técnico: Drª Inês Braga (ines.braga@fd.unl.pt); Tel. +351213847400
Participação: livre e gratuita, mediante inscrição, mas sujeita à lotação do auditório – Dra Inês Braga (ines.braga@fd.unl.pt)
Apoios: Justiça TV, Associação de Estudantes da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa
Consultar programa:
cartaz e programa