CEDIS

Projetos competitivos com financiamento externo desde 2018

A RIseEU propõe um programa letivo de 72 horas sobre as Principais Questões de Direitos Fundamentais na União Europeia (UE), a realizar na NOVA School of Law em Lisboa. O projeto procura fornecer uma avaliação abrangente das questões-chave dos direitos fundamentais nas principais áreas de ação da UE, com uma análise aprofundada da migração e do asilo. Serão ministrados dois cursos de mestrado: “Questões fundamentais de direitos fundamentais na UE” e “Questões fundamentais de direitos fundamentais no direito comunitário da migração e do asilo”. Nas últimas duas décadas, aproximadamente, uma série de crises e desenvolvimentos abalaram

Traduzido com a versão gratuita do tradutor - DeepL.com
  • 29 de Agosto, 2024
O SINPL-EU é o primeiro curso a combinar Direito da Propriedade Intelectual (PI) da União Europeia e Sustentabilidade. Trata-se de um curso curricular de 36 horas, lecionado na NOVA School of Law, em Lisboa, complementado por um curso preparatório de 24 horas sobre Fundamentos do Direito da PI e por uma componente online de 10 horas dedicada à Escrita Académica (Online Writing School), esta última aberta a estudantes de…
  • 29 de Agosto, 2024
O projeto tem como objetivo construir uma rede permanente de reflexão académica, investigação conjunta, intercâmbio de metodologias e advocacy, com vista a reforçar a integração e a cooperação regional dentro e entre África e Europa. Através de valores e iniciativas partilhadas, o projeto procura estabelecer uma infraestrutura académica capaz de redesenhar…
  • 29 de Agosto, 2024
A necessidade de formação académica avançada na área dos Seguros foi amplamente sentida e identificada, tanto por académicos/as, como por representantes da indústria em toda a Europa e no mundo. O Módulo Jean Monnet sobre Direito dos Seguros da UE: Desafios na Era dos ODS (EUInsLSDG) visa preencher uma dupla lacuna ao fornecer formação avançada (que prepara a próxima geração de profissionais jurídicos altamente qualificados/as em Seguros, prontos/as a entrar no mercado e munidos/as dos instrumentos para enfrentar os desafios do nosso tempo), bem como ao preparar os/as investigadores/as em início de carreira ( encorajando a investigação académica de ponta neste campo, em áreas em que, tanto os/as reguladores/as como os/as regulamentados/as, necessitam de resultados de investigação que os/as ajudem a fundamentar decisões futuras).
  • 1 de Setembro, 2022
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nEUfam é um curso de 60 horas de Direito de Família da União Europeia, realizado na NOVA School of Law, em Lisboa. O curso aborda a questão da pressão que a mudança das estruturas familiares e das normas familiares pode exercer sobre o futuro do projeto europeu, bem como se a UE está preparada para responder a estas mudanças. Com a evolução dos padrões familiares e de fertilidade, a crescente incidência de famílias não alinhadas com o modelo tradicional de família e as “guerras culturais” em torno de assuntos relacionados com a família que surgem por toda a Europa, especialmente em contextos não liberais, este curso fornece conhecimentos essenciais para promover a reflexão sobre os quadros jurídicos da UE, procurando dar resposta a estas mudanças. O curso procura, sobretudo, compreender que papel pode a UE desempenhar na promoção dos direitos das famílias não tradicionais e até que ponto essa situação requer alterações ao atual quadro jurídico e à arquitetura da União. Além disso, visa avaliar as ameaças à integração europeia, nomeadamente as que são colocadas por regras e partidos autoritários, analisando a utilização instrumental que é feita das normas familiares tradicionais para enfraquecer a UE.
  • 1 de Setembro, 2022
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Para o desenvolvimento do projeto, cuja duração é de 18 meses (1 de setembro de 2022 a 29 de Fevereiro de 2024), serão analisados os enquadramentos jurídicos e institucionais antidiscriminação em diferentes países (Alemanha, Suécia, Grécia e Noruega), contando-se ainda com uma análise especialmente detalhada da experiência norueguesa, através da parceria com a Egalia. O foco deste projeto será na discriminação com base no sexo, origem étnico-racial, orientação sexual e identidade de género e deficiência, considerando também as consequências socioeconómicas específicas de cada tipo de discriminação.
  • 1 de Setembro, 2022
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Como as redes de crime organizado operam além-fronteiras, utilizam lacunas legais e tecnologia avançada, é extremamente difícil detetar e rastrear fluxos de dinheiro ocultos e ilícitos. No TRACE, os parceiros irão cocriar soluções inovadoras de gestão de dados combinadas com análise de IA para melhorar as capacidades das agências de aplicação da lei no rastreio e recuperação de fluxos de dinheiro ilícitos e na geração de provas eletrónicas admissíveis em tribunal.
  • 3 de Dezembro, 2021
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Este projecto reúne um grupo internacional de investigadores de diferentes disciplinas (filosofia, psicologia, sociologia, ciências políticas, relações internacionais, história, direito, estudos culturais, literatura) que há vários anos conduzem investigação sobre questões de cosmopolitismo na sua dimensão pessoal, social, cultural, política e jurídica. O "COSMOPOLITISMO: Justiça, Democracia e Cidadania sem Fronteiras" apoia e promove os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas através da sensibilização e reflexividade e do avanço de uma visão de um mundo justo. Estão previstos, em particular, os seguintes objectivos:
  • 8 de Novembro, 2021
Em Portugal, os mecanismos destinados a devedores em situação económica difícil ou em situação de insolvência iminente (nomeadamente, o Processo Especial de Revitalização e o Processo Especial para Acordo de Pagamento) têm uma utilização marginal quando comparados com os processos de insolvência. Desde 2016, verifica-se uma diminuição acentuada e contínua…
  • 1 de Fevereiro, 2021
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A E4J – Education for Justice Initiative é um programa da UNODC – Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime. A sua implementação iniciou-se com a adoção da Declaração de Doha, de 2015 (Doha Declaration on Integrating Crime Prevention and Criminal Justice into the Wider United Nations Agenda to Address Social and Economic Challenges and to Promote the Rule of Law at the National and International Levels, and Public Participation).
  • 1 de Dezembro, 2020

 

O Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (Regulamento 2016/679, de 26 de abril de 2016, “RGPD” ou “Regulamento”) é aplicável desde maio de 2018. O cumprimento das novas regras de proteção de dados pessoais representa desafios significativos tanto para instituições públicas como privadas. Levanta também várias questões. Como é que a proteção de dados reforça os direitos dos cidadãos? Que respostas concretas oferece o Regulamento face aos avanços tecnológicos? Que benefícios traz o Regulamento para a economia, para os titulares dos dados e para as empresas?

  • 8 de Outubro, 2020
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O Direito Internacional passou e passa por diversas modificações, causadas, sobretudo, pelo processo de globalização e/ou mundialização. Não se pode mais enxergar esse direito com base, unicamente, nas teorias clássicas. Há, portanto, a inserção de novas teorias e instrumentos que precisam ser levados em consideração, pois, existe uma interação crescente entre os sistemas jurídicos nacionais e internacionais, que abarcam sistemas jurídicos, estruturas administrativas e organizacionais e diferentes sistemas de cooperação e regulação global.
  • 27 de Junho, 2020
Este projeto propõe-se refletir sobre o Ensino Superior nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, sendo que, nesta primeira fase, os países alvo são Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Focando-se no enquadramento normativo que regulamenta este nível de ensino, nas políticas públicas nacionais relativas à Educação, nas Agendas Internacionais para o Desenvolvimento e no papel da Cooperação para o Desenvolvimento na implementação dessas mesmas políticas, tem como objetivo contribuir para a construção científica do Direito da Educação no Ensino Superior, para que seja assegurada a sua concretização em matéria de políticas públicas e prioridades de cooperação.
  • 1 de Abril, 2020
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Este projeto tem como objetivo proceder a uma análise do quadro normativo e de políticas públicas do ensino superior em Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, assim como examinar o papel da cooperação para o desenvolvimento neste contexto. Partindo da premissa de que a educação é um direito humano fundamental e essencial para o exercício tanto de direitos civis e políticos, como de direitos económicos, sociais e culturais. Tendo como referencial a Agenda 2030 da ONU “Transformar o nosso mundo” e a Agenda 2063 da União Africana, “A África que queremos”, que destacam o papel fundamental da educação nos processos de desenvolvimento e realçam a necessidade de priorizar o investimento na educação desde a infância, no ensino superior, ciência, tecnologia e na investigação. Através deste estudo pretende-se perceber qual o quadro jurídico existente nestes países, assim como em que medida a cooperação promove o direito da educação no ensino superior nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, sendo que nesta primeira fase, os países alvo são Angola, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe.
  • 1 de Abril, 2020
O objetivo da CALESA é ajudar a resolver os seguintes problemas interdependentes na educação jurídica filipina: 1. A escassez da investigação académica nas escolas de direito. 2. A incapacidade dos professores e estudantes de acederem aos materiais de origem da sua própria tradição de “civil law”, e a evolução de outras tradições de “civil law” devido ao fraco interesse e capacidades multilingues.3. A incapacidade da profissão jurídica de contribuir com conhecimentos académicos (em oposição aos profissionais) significativos para a modernização de códigos jurídicos ultrapassados, a proteção dos direitos humanos e do Estado de direito, e o avanço da integração da ASEAN, apesar da sua importância crítica e/ou geoestratégica.
  • 1 de Janeiro, 2020
O objetivo deste projeto é estudar o encontro entre a ordem jurídica portuguesa e as ordens jurídicas nativas nos territórios ultramarinos portugueses nos séculos XVIII-XX. Pretende-se saber como é que estas ordens foram classificadas, como foram usadas por colonizadores e colonizados, como interagiram e foram transformadas pelas situações coloniais, em várias cronologias. O pluralismo jurídico é um tema central da historiografia sobre os impérios, mas os trabalhos a ele dedicado na historiografia portuguesa têm privilegiado as reflexões doutrinais das elites coloniais, e não a ação dos agentes locais da justiça colonial e das populações nativas envolvidas. Sabe-se, contudo, que o funcionamento do pluralismo jurídico emergiu das práticas sociais dessas pessoas, os administradores e os ‘súbditos’ da justiça colonial.
  • 1 de Setembro, 2018
O poder legislativo no contexto de um Estado de Direito é uma ferramenta ao serviço da concretização de políticas públicas definidas ao nível nacional e, em casos como o português, também supranacional. Nesse sentido, a forma como é exercido e os atos produzidos no exercício dessa função devem ser objeto de fiscalização por parte dos cidadãos, que são simultaneamente destinatários das normas produzidas e destinatários das políticas públicas que as justificam. A importância da «accountability» do exercício do poder legislativo justificou a criação do Observatório da Legislação Portuguesa, em 2005, com o objetivo de contribuir para a reflexão sobre a qualidade da política legislativa através da análise da produção legislativa portuguesa em termos quantitativos (volume, distribuição por tipo de diploma, por órgão legislativo, por matérias, por tipo de iniciativa legislativa), projeto que na atualidade ainda é inovador e pioneiro em Portugal.
  • 1 de Setembro, 2018
Na última década, os países da África Lusófona, tal como outros países africanos, assistiram a um aumento da investigação médica, o que levou ao estabelecimento de Comités de Bioética (CdB) em Universidades, Centros de Investigação e Ministérios da Saúde. No entanto, os CdB dos países lusófonos ainda carecem formação em bioética, sendo que como os principais recursos educacionais nesta área apenas estão disponíveis em inglês, não são acessíveis nestes países. Tomando consciência destes desafios, e embora reconhecendo que o fortalecimento dos CdB deve ser primariamente uma questão nacional, muito pode ser ganho através do estabelecimento de uma rede institucional. Nesse sentido, o Comité Nacional de Bioética para a Saúde, de Moçambique, a Faculdade de Medicina da Universidade Eduardo Mondlane e o seu Comité de Bioética institucional, a Faculdade de Medicina da Universidade Agostinho Neto e o seu Comité de Bioética, a Universidade de Cabo Verde, o Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa e a Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa, estabeleceram um consórcio norte-sul com vista ao fortalecimento do quadro da bioética para a realização de ensaios clínicos e investigação de saúde nos Países Africanos Lusófonos (PAL).
  • 27 de Abril, 2018
O programa financia integralmente a mobilidade de alunos que pretendam realizar os seus estudos pós-graduados numa das universidades africanas parceiras e visa criar a uma rede de ensino que promova a criação de sinergias, criando oportunidades dentro do continente Africano. O PaxLusófona procura, também, permitir, através do respeito pela identidade histórica e cultural dos países envolvidos, o intercâmbio de experiências e conhecimentos, a criação de novas abordagens e metodologias de investigação nos países envolvidos, da formação de profissionais com uma oferta académica de elevada qualidade, através da educação participativa, o desenvolvimento da consciência crítica, o incentivo à participação social e a sustentabilidade ambiental como fator de desenvolvimento e estabilidade.
  • 27 de Novembro, 2017
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